ATIVIDADE 3 - ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE.
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz StuartMill? Que a definição de educação está adquirindo caráter de grandes dimensões, citando diversas influências, tornando o significado ilimitado.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? A educação e o comportamento humano não atingirão a perfeição: há muita diversidade entre teoria e prática; ora se contradizem; ora se complementam. Educação utilitária: de acordo com a interpretação de cada um busca-se a felicidade, tornando a educação algo particular, procurando equilibrio enter corpo, mente e espaço onde se vive de forma progressiva: tornar-se feliz e tornar os outros felizes.A educação na procura pela perfeição torna-se harmônica, todavia torna-se impossível a concretização deste ideal; visto que convivemos em sociedade e cada um deseja trilhar um determinado caminho, equilibrando funções orgânicas e psíquicas.O ponto fraco é querer uma educação perfeita, apropriada a todos sem exceções.Se procuramos a educação ideal devemos indagar como atingir a felicidade se ela é própria da pessoa e indetermina o objetivo daeducação, variando com o tempo , meio e contexto histórico.
3. O que é preciso, de acordo com Durheim, para definir educação? Precisamos considerar os sistemas educativos que existiram e os atuais, identificando suas caracteristicas comuns.
4. De acordo com Durheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Aprender a conhecer, observar para agir. Conhecer o passado da história para não optarmos pelos mesmos erros. Precisamos seguir costumes, leis e normas para atingirmos a vida normal social, física e intelectual. Reconhecer que a contribuição do passado rege a educação atual.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança? A condição da própria existência, conhecer pra agir.
6. A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desnvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique? A influência do meio social, a educação é diversificada, mas tem base comum. O adulto inflencia a criança na sua educação, objetivando seu crescimento físico com saúde, desenvolvimento intelectual na busca de melhores condições de vida e morais de acordo com as normas estabelecidas para o convívio em sociedade, pois somos seres únicos, indivíduos com pensamentos e ideais próprios e seres sociais e coletivos com conjunto de valores, conceitos, hábitos. Formar esse ser bem estruturado na sociedade é o sentido real da educação.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Sociedade e indivíduo são independentes à medida que a sociedade através do indivíduo forma o coletivo que será trilhado e assim temos a oportunidade de contribuir. A sociedade nos obriga a considerar outros interesses que não são os nossos, nos ensina a dominar os instintos, a conhecer sacríficios, privações, disciplina, esforço e cooperação. A sociedade liga uma geração a outra, procurando melhorias sociais e individuais através da educação.
1 Comments:
Olá Giselda!!!!Visitei teu blog para a realização da atividade que pedia a visita aos blogs dos colegas, então me lembrei de ti.Achei muito legal, ele ficou bonito com o fundo preto.Abraços!!!!
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