Tuesday, October 24, 2006

ECS- 5
WEBER OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGITÍMA

A dominação basea-se em muitos motivos:submissão, interesse, hábito, afeto, enter outros.
A dominação legal que apoia-se em bases jurídicas, burocrática, tão vísivel e retrógrada, principalmente nos órgãos públicos. Para que um serviço possa ser executado é moroso, aborrecedor para quem depende desse serviço, dando a impressão nítida de prestação de favor e não de direito, enquanto cidadão e pagador de impostos e taxas. Há dependência e submissão entre Órgãos , Departamentos e privilegiados, nem sempre obedecendo a ordem do protocolo.
A dominação tradicional é patriarcal. Quem domina tem liberdade para agir, segundo suas convicções, preferências e tradição. Há também a dependência, fidelidade dos dominados, conquistada por relações pessoais e de lealdade. Essa dominação pode pacífica, facilitando o convívio, a harmonia, como acontece na família. Onde prevalece a submissão pura e não há oportunidade de manifestação, debate, torna-se um caos.
A dominação carismática é muito bem identificada ao longo da História e serve de referência, apoio, confiança e se o líder tem o reconhecimento dos demais, mantêm-se no poder.
Dominantes e dominados sempre existiram e sempre existirão. Se fosse consolidada de forma democrática, seria muito mais justa e igualitária e o mundo teria muita paz.

3 Comments:

Blogger Edivan Machado de Oliveira said...

Olá colega!!!
Gostei muito do teu texto.Percebi que conseguiste definir, claramente, a divisão entre a dominação patriarcal e estamental... As tuas palavras foram bastante sábias, abordaste com um conhecimento histórico...
Parabéns... Sucesso....

5:26 PM  
Blogger Loiva Beatriz said...

Oi Gizelda, interessante nos ver refletidos no texto de Weber,perceber que de alguma forma e de que forma esses tipos de dominação fazem parte do nosso dia-a-dia.
Um abraço.

2:14 PM  
Blogger blog da Marisete said...

Olá Gizelda,fizeste um ótima colocação, pois realmente se existisse igualdade, provavelmente não estaríamos discutindo sobre este assunto que é polêmico. Um abraço.

2:03 PM  

Post a Comment

<< Home