Wednesday, November 01, 2006

ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE - Atividade 6


Número 1
Segundo minha participação no Fórum, o texto de Weber destaca que a dominação legal é baseada na burocracia e realmente concordo que ficamos muitas vezes presos na burocracia não conseguimos realizar mudanças ou elas acontecem muito lentamente. O poder e a hierarquia sempre existiram e vão continuar existindo, é necessária para manter a organização, liderar e decidir, porém a forma como acontece é que faz a diferença. Se as decisões fossem tomadas democraticamente os objetivos seriam alcançados e com a participação do grupo.

Número 2

Enquanto educadores estamos ora dominando ora dominados.
Na escola como professores diante de relativa autonomia, podemos debater, elaborar em conjunto planejamentos, discutir e refletir idéias e comportamentos, mas ao manifestar interesse em mudanças mais profundas como tentativa de melhorar a qualidade do ensino, nem sempre somos bem compreendidos por nossos superiores e isso requer astúcia e perseverança na medida que somos reconhecidos como competentes na função fica mais fácil solicitar e ser atendido nossos pedidos.
As Leis nos impede muitas vezes de avançar e de realizar o que está ao nosso alcance.
É a burocracia que impera . Elaboramos documentos iguais ou idênticos várias vezes, gastamos muito tempo administrando a escola, como diretora que sou, no "papel", falta tempo para a prática, o intercâmbio com outras escolas , Órgãos e com os próprio professores da escola. "Dominação legal é sinônimo de burocracia!"
O Poder de quem manda ou acredita estar mandando e a hierarquia que desce ou sobe a cada degrau, fica mais lenta e depedente; dificulta os avanços, ao mesmo tempo a hierarquia é necessária para manter a organização, liderar e exigir o cumprimento de decisões tomadas em conjunto. O que faz a diferença é como o Poder e a hierarquia acontece e como participamos das decisões.

3 Comments:

Blogger Cris Noschang said...

Realmente primeira série é espetacular!!
Vê-los fazendo descobertas, lendo, escrevendo, realizando contas é realmente bárbaro!!!
Legal seu blog!!

Beijo

7:01 PM  
Blogger Marli said...

Olá Gizelda ,Adorei sua atividade 6 , ficou bem criativo,Com seu trabalho de diretora da escola estão maravilhosos, adora sua companhia no curso,viagem
Beijo

2:39 PM  
Blogger Mara said...

Gizelda: Tuas reflexões são muito boas. Te sugiro que, em algum momento, aprofundes tua afirmação: "Elaboramos documentos iguais ou idênticos várias vezes, gastamos muito tempo administrando a escola, como diretora que sou, no "papel", falta tempo para a prática, o intercâmbio com outras escolas , Órgãos e com os próprio professores da escola". Vale a pena! Profª Mara N Silva

10:56 AM  

Post a Comment

<< Home