Monday, November 06, 2006

ECS7 - Semana 5


Karl Heinrich Marx (1818 - 1883) Alemanhã.

Sua família era de classe média e judaíca. Seu pai era advogado. Eram convertidos ao protestantismo. Estudou Direito, mas se interessou mais por Filosofia e História.
Aderiu a militância comunista e política operária, atraindo a atenção de Engels.
Viveu numa época de conflitos na Europa, tanto nas ideologias como nas instituições.
Quanto mais de engajava na organização da política operária, despertava a ira de governos e da imprensa.
Foi expulso de Paris, da Prússia e novamente da França.
Viveu em Londres durante 15 anos na miséria e ajudado por Engels.
A obra de Marx reune uma grande variedade de textos: reflexões curtas sobre questões políticas imediatas, estudos históricos, escritos militantes; como o Manifesto Comunista, parceria com Friedrich Engels e sua obra-prima: O Capital: investigação profunda sobre o capitalismo e como superá-los, libertando o proletariado moderno, publicado por Engels após a morte de Marx.
O pensamento de Marx foi submetido a numerosas interpretações, agrupadas sob a classificação de marxismo. Na base está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. As sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante, surgindo os conflitos e as lutas de classes.
Muitas críticas foram feitas as suas obras, desde o início das publicações.
Com a fundação da Associacão Internacional dos Trabalhadores, que o adotou como líder intelectual, tornou-se conhecido internacionalmente.

Friedrich Engels (1820 - 1895) Alemanha.

Filósofo, fundador do Comunismo junto com Karl Marx;
Co-autor de várias obras com Marx: O Manifesto Comunista; completou e publicou o segundo e o terceiro volumes de O Capital, após a morte de Marx, de forma crítica e clara.
Escreveu as mais importantes obras do Marxismo: "A origem da Família, do Propriedade Privada e do Estado".
Analisou, através de suas obras, a sociedade de forma muito eficiente, conquistando lugar de destaque na cultura Comunista.
Assumiu um filho que Karl Marx teve com a empregada e ajudava-o durante os anos de miséria para que ele pudesse se dedicar aos estudos.
Como era filho de um rico industrial, assumiu durante alguns anos a direção de uma fábrica de seu pai, base de sua obra principal: "A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra"
.
A pesquisa foi realizada utilizando a internet wikipedia e a revista Nova Escola no artigo Grandes Pensadores.

1 Comments:

Blogger Mara said...

Gizelda: Bom resumo, mas cita a fonte usada na pesquisa. Profª Mara N Silva

11:48 AM  

Post a Comment

<< Home