Friday, December 15, 2006

DESAFIO 2 - TICS


Aos poucos os computadores se incorporam ao dia-a-dia do ambiente escolar.
São poucas as escolas que dispõem deste recurso para utilizar com os alunos, pois os computadores estão restritos a equipe diretiva e professores, não há laboratório de informática, apenas alguns computadores e na maioria ultrapassados.
O uso do computador na sala de aula proporciona a interação, o desenvolvimento da criatividade, da curiosidade, a ampliação dos conhecimentos, habilidades, o raciocínio lógico e a atenção, entre tantas outras aprendizagens. Estas colocações estão baseadas no relátorio da entrevista feita no desafio 1. O laboratório não possui internet, mas auxilia desde a alfabetização, a união entre os alunos, pois utilizam alunos de duas escolas municipais no mesmo dia e da mesma série, interagem sua aprendizagem, socializam-se e raramente faltam no dia estipulado para comparecerem ao laboratório.
A maioria dos alunos não tinham nenhum domínio das ferramentas tecnológicas, mas não temem o desconhecido, estão muito empolgados com tantas inovações!
Percebo apartir da observação e reflito sobre os textos que tenho lido que as tecnologias na educação ainda estão distantes da nossa realidade, que há disparidade entre as redes de ensino, pois somente tem acesso ao laboratório os alunos da rede municipal, sendo que funciona apenas um turno e porque no outro turno não disponibilizar para os alunos da rede estadual? Tenho convicção que ao ingressar os alunos da rede municipal no laboratório, um dos objetivos é transferir alunos e arrecadar mais verbas para o município, como se os alunos estaduais não morassem dentro do municípo. Está presente o Capitalismo, o Poder de quem governa para uma camada da população e não está preocupado com o progresso cultural, favorecendo alguns.
É preciso despertar para as inovações e acompanhar o desenvolvimento tecnológico, se há possibilidade de instalar internet neste laboratório, porque não é feito? Com acesso a internet ampliaria muito mais as atividades realizadas, como a criação de blog, pesquisas na internet, comunicação com outras comunidades, escolas e com qualquer lugar do mundo.
De acordo com as observações realizadas no laboratório, constatei que a forma em que os alunos desenvolvem suas atividades é tradicional, pois na maioria das vezes trata-se de cópias de palavras, frases, textos e desenhos, nada muito criativo. Desconheço a proposta pedagógica das escolas que utilizam o laboratório, mas pela maneira como os computadores estão distribuidos no ambiente, identifiquei como sendo trabalhado individualizado e igual para todos, o aluno não tem opção de escolher ou criar algo diferente, portanto de explorar a tecnologia.
Não posso como professora apenas criticar a falta de democracia que existe nas administrações públicas, a hierarquização, a burocracia e os apadrinhamentos, vou para o próximo ano reivindicar a participação dos alunos das escolas estaduais, que são somente quatro e é perfeitamente viabilizado,
Assim como estou iniciando a inclusão digital no Curso à Distância, sonho com esta inclusão para os meus alunos e até para toda a comunidade. Acabar com a alineação das camadas menos favorecidas, como Paulo Freire tanto cita e esclarece em seus textos e livros.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home