Tuesday, December 26, 2006

ECS - Atividade 12


Com a reflexão do Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago, construímos um paralelo entre os personagens do conto com questões relacionadas à educação, à escola, seus encantos e desencantos, mas também não deixei de relacionar com o modo de vida, os sonhos, os desafios, experiências e ações que podemos realizar, objetivando a transformação e a construção de melhorias na qualidade da educação.
Este conto proporcionou a base, a motivação para o início do Curso e nos acompanhou durante o semestre, pois a cada nova atividade a Ilha Desconhecida estava presente virtualmente e os personagens também se manifestaram, às vezes ocultos, outras não, quando sentíamos angústia, insegurança e medo.
As dificuldades não foram poucas: tempo escasso e desconhecimento das ferramentas tecnológicas; nunca tinha ouvido falar em blog, pbwiki etc. Foi como desvendar um espaço realmente novo. Uma viagem virtual para uma Ilha Desconhecida.
A reflexão e a explanação da nossa vida pessoal, profissional, medos, ousadia, parecia simples, mas falar de nós e expor no blog dá uma sensação de incertezas.
Esta atividade foi importante para conhecermos nossos colegas.
Ao responder as sete questões do texto de Durkheim “A Educação como processo socializador”, conclui que para compreender determinados textos é necessário realizar várias leituras, destacar palavras e frases, recorrer ao dicionário, socializar com os colegas, relacionar com as experiências pessoais e profissionais, argumentar, contra-argumentar e, somente então, dar respostas às perguntas.
Os três tipos puros de dominação legítima, um tema muito pertinente e presente na educação e na sociedade. Proporcionou a identificação em que se baseam, os tipos e fazer a relação com o contexto escolar no relato de duas situações do meu local de trabalho compartilhando com os colegas ao visitar os blogs, ampliou meus conhecimentos.
Conhecemos a biografia do filósofo alemão Friedrich Engels que junto com Karl Marx fundou o socialismo, suas obras, as perspectivas marxistas, a ideologia e o contexto em que viveram.
Visitar os blogs dos colegas e postas minhas atividades no meu blog, considero uma tarefa muito interessante e inovador. Quando tiver oportunidade vou utilizar com meus alunos.
Na atividade 8 ao e encontrar as colegas com a mesma imagem de diferentes Pólos e identificar suas perspectivas em relação ao Curso, percebi que a maioria estava enfrentando as mesmas dificuldades diante das tecnologias, mas muito animadas para prosseguir e icentivou-me a continuar mais encorajada.
Entre todas as atividades da Interdisciplina a que dificultou mais o entendimento e o intercâmbio foi sintetizar o texto do grupo B – Atividade 9: “Educação, formação e trabalho”, unir o pouco que cada um entendeu e construir o texto.
Participar do Fórum é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, compreensão, debate, opinar e argumentar com os colegas.
A participação da wikihistória foi complicada, pois a necessidade que exigia, um personagem entrar na história somente enquanto nenhum outro estivesse participando, atrasou a minha participação e também porque não tinha o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire para ler, mas consegui emprestado, li o livro e a história iniciada, dei minha contribuição uma vez, pois vários colegas do Pólo ainda não tinham participado. É preciso colaborar!
Na atividade 11 ao refletir o texto escolhido “Desigualdades educativas estruturais no Brasil”, reconheci os conflitos e as influências que marcaram o desenvolvimento do sistema educacional do Brasil e relacionei com a realidade da minha comunidade escolar.
Para aprofundar estes textos lidos e analisados durante o semestre, acreditando que devemos continuar lendo e refletindo as obras destes autores e realizar pesquisas, inclusive na internet, outra aprendizagem inovadora.
Apesar das turbulências da viagem, cheguei a Ilha Desconhecida, conheci muitos amigos e compartilhei conhecimentos, mas sonho em realizar muitas viagens a outras Ilhas.Com a reflexão do Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago, construímos um paralelo entre os personagens do conto com questões relacionadas à educação, à escola, seus encantos e desencantos, mas também não deixei de relacionar com o modo de vida, os sonhos, os desafios, experiências e ações que podemos realizar, objetivando a transformação e a construção de melhorias na qualidade da educação.
Este conto proporcionou a base, a motivação para o início do Curso e nos acompanhou durante o semestre, pois a cada nova atividade a Ilha Desconhecida estava presente virtualmente e os personagens também se manifestaram, às vezes ocultos, outras não, quando sentíamos angústia, insegurança e medo.
As dificuldades não foram poucas: tempo escasso e desconhecimento das ferramentas tecnológicas; nunca tinha ouvido falar em blog, pbwiki etc. Foi como desvendar um espaço realmente novo. Uma viagem virtual para uma Ilha Desconhecida.
A reflexão e a explanação da nossa vida pessoal, profissional, medos, ousadia, parecia simples, mas falar de nós e expor no blog dá uma sensação de incertezas.
Esta atividade foi importante para conhecermos nossos colegas.
Ao responder as sete questões do texto de Durkheim “A Educação como processo socializador”, conclui que para compreender determinados textos é necessário realizar várias leituras, destacar palavras e frases, recorrer ao dicionário, socializar com os colegas, relacionar com as experiências pessoais e profissionais, argumentar, contra-argumentar e, somente então, dar respostas às perguntas.
Os três tipos puros de dominação legítima, um tema muito pertinente e presente na educação e na sociedade. Proporcionou a identificação em que se baseam, os tipos e fazer a relação com o contexto escolar no relato de duas situações do meu local de trabalho compartilhando com os colegas ao visitar os blogs, ampliou meus conhecimentos.
Conhecemos a biografia do filósofo alemão Friedrich Engels que junto com Karl Marx fundou o socialismo, suas obras, as perspectivas marxistas, a ideologia e o contexto em que viveram.
Visitar os blogs dos colegas e postas minhas atividades no meu blog, considero uma tarefa muito interessante e inovador. Quando tiver oportunidade vou utilizar com meus alunos.
Na atividade 8 ao e encontrar as colegas com a mesma imagem de diferentes Pólos e identificar suas perspectivas em relação ao Curso, percebi que a maioria estava enfrentando as mesmas dificuldades diante das tecnologias, mas muito animadas para prosseguir e icentivou-me a continuar mais encorajada.
Entre todas as atividades da Interdisciplina a que dificultou mais o entendimento e o intercâmbio foi sintetizar o texto do grupo B – Atividade 9: “Educação, formação e trabalho”, unir o pouco que cada um entendeu e construir o texto.
Participar do Fórum é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, compreensão, debate, opinar e argumentar com os colegas.
A participação da wikihistória foi complicada, pois a necessidade que exigia, um personagem entrar na história somente enquanto nenhum outro estivesse participando, atrasou a minha participação e também porque não tinha o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire para ler, mas consegui emprestado, li o livro e a história iniciada, dei minha contribuição uma vez, pois vários colegas do Pólo ainda não tinham participado. É preciso colaborar!
Na atividade 11 ao refletir o texto escolhido “Desigualdades educativas estruturais no Brasil”, reconheci os conflitos e as influências que marcaram o desenvolvimento do sistema educacional do Brasil e relacionei com a realidade da minha comunidade escolar.
Para aprofundar estes textos lidos e analisados durante o semestre, acreditando que devemos continuar lendo e refletindo as obras destes autores e realizar pesquisas, inclusive na internet, outra aprendizagem inovadora.
Apesar das turbulências da viagem, cheguei a Ilha Desconhecida, conheci muitos amigos e compartilhei conhecimentos, mas sonho em realizar muitas viagens a outras Ilha

0 Comments:

Post a Comment

<< Home